quarta-feira, setembro 27, 2006

INSPIRAÇÃO: Diários de Che Guevara


Em 1952, ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA, 23 anos, finalista de medicina e oriundo de uma família burguesa de Buenos Aires decide partir com o seu amigo ALBERTO GRANADO, um bio­químico de 29 anos, numa viagem pela América Latina. Com uma NORTON 500 de 1939, bapti­zada “LA PODEROSA” lançam-se numa aventura que os leva da Argentina à Venezuela, por mais de 12.000 kms ao longo de 7 meses.
Com um olhar documental, a história oscila pelos caminhos e centra-se nos rostos. Instantes cómicos característicos da juventude contras­tam com momentos dramáticos de confronto brutal com a pobreza, a doença, a injustiça social, a ignorância e, simultaneamente, com a dignidade e solidariedade de um povo.

A par do caminho físico é também percorrido um caminho espiritual, que transforma uma viagem iniciática quase de fuga à responsabilidade adulta numa tomada de consciência da realidade de um continente e de um povo. Uma viagem que viria a transformar um jovem no líder da revolução cubana, e que viria a encontrar a morte na Bolívia, apenas 15 anos após os factos aqui narrados.

“No sé que voy a hacer, este viaje me ha cambiado muchas cosas”, diz Guevara. Quanto vale para a humanidade o passo de um homem?

Website Counter