segunda-feira, abril 09, 2007

-- ESTRADA DA MORTE, 64 KMS DOWNHILL DE BTT, LOUCURA --

Loucura total!!! Nunca me tinha diverido tanto numa bicicleta... melhor de tudo sem dar ao pedal!
Saimos de La Paz pelas 8h00 da manha numa carinha atulhada de gente dentro e 9 bicicletas no tejadinho. Subimos durante cerca de 1 hora até chegar aos 4700 mts de altitude. Uma vez chegados ao ponto de partida recebemos o briefing da descida, o que é bastante importante porque a estrada nao é nenhuma brincadeira. Morrem cerca de 90 todos os anos naquele trecho de 60 kms. Tivemos um pouco de azar com o tempo pois estava um frio de rachar com muito nevoeiro e chuva à mistura. Supostamente os primeiros 24 kms de descida devem ser feitos em asfalto até chegar à estrada de terra, a verdadeira estrada da morte. Mas como estava tanta chuva e frio fizemos os últimos kms, até sair do asfalto, no conforto da carrinha.
A primeira coisa a fazer antes de partir para a descida alucinante é testar os travoes, just in case... Mesmo com travoes de disco a confianca nas primeiras curvas nao é muito grande. Cá vamos nós!!!
Curva após curva a velocidade da descida ia aumentando bem como o entusiasmo e a confianca. Felizmente a beleza da paisagem obrigava-nos a baixar o ritmo para conseguir disfrutar da paisagem sem correr o risco de seguir em frente numa curva mais apertada. Os guias sao bastante atenciosos e preocupados com a seguranca dos turistas. Durante todo o percurso fizemos várias paragens para comer e para aprender um pouco sobre a história desta estrada. Há duas semanas atrás morreu um turista Israelita que se entusiasmou demais e,claro, teve uma saida de pista que terminou muito mal no fundo do vale, uns 500 mts mais abaixo. À medida que os kms iam passando e a altitude descendo a temperatura, ao contrário, ia subindo. Na chegada a Coroico (a 900 mts de altitude) estavam cerca de 30 graus e muita humidade. No pacote da descida estava incluído um duche quente e uma almocarada num hotel local. Maravilha!! A parte pior é o regresso a La Paz que demora cerca de 3 horas.
Mas certamente foi um dia memorável cheio de emocoes fortes. Recomenda-se!!


Chegando a Coroico 4 horas depois a 900 mts de altitude com 30 graus de temperatura
CUIDADO COM A CURVA!!! QUAL CURVA?!?!?!




Mesmo com nevoeiro a vista é de perder a cabeca. Mas mais importante é manter os olhos na estrada...
Nao vale falhar a curva... Pode doer um bocadinho!!! Testando os travoes... só para confirmar que funcionam !

Ponto de saida do asfalto e entrada na verdadeira estrada da morte. 64 kms sempre a descer sem ter que dar ao pedal. Maravilha!!


Recebendo o briefing da descida. Pergunta mais frequente: "Quantas pessoas já morreram nesta estrada?"


O grupo radical...


Depois de 1 hora de viagem de La Paz, chegada aos 4700 mts de altitude com muito frio, chuva e nevoeiro...

3 Comments:

Blogger marco said...

opa...
adorei demais todas essas viagens e todas essas fotos...
como sei que vcs ja conheceram Cuba gostaria que me adiantasse qual é o percurso feito por Che Guevara antes a Revolução Cubana...
ano que vem termino a faculdade e tenho muita vontade de fazer um mochilão e fazer o mesmo percurso feito pelo Che...
agradeço desde já e parabenizo vcs pelo excelente trabalho...
meu e-mail é: jotap_nogueira@hotmail.com
me respondam por favor
um abraçoo

9:42 da tarde  
Blogger teresa said...

adorei ver a vossa viagem

obrigada

Teresa

11:49 da manhã  
Blogger Plowboyzzt said...

Hello, Nuno!
We were reading our journal from the Ayer's Adventure trip of Oct/Nov 2008, and came across the address to your trip web-site. So, we have finally looked at all your photos, and tried to read some of the narration. Soooo interesting! Great photos, Nuno, and your wife is so pretty! Hope all goes well, Thinking of you, Paula and Chris Overholtzer

4:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


Website Counter