sábado, março 10, 2007

-- MUDANCA DE PLANOS !!! --

Estamos de volta ao Chile, em San Pedro de Atacama!
Nesta viagem os planos mudam rápidamente. Estamos agora a viajar em grupo, somos no total 8 pessoas com 4 nacionalidades diferentes, deslocamos-nos em 3 motas e 1 camiao 4x4. Os ultimos 4 dias foram para mim um pesadelo. Desde que saimos de Salta a minha saude nao tem estado famosa. Comecei por sentir uma ligeira febre e uma indisposicao geral. Nao, nao é dengue!!! Estou bem melhor agora!!

A nossa caravana saiu de Salta em direccao ao deserto do Atacama no Chile. Tivemos pela nossa frente mais uma travessia dos Andes, uma estrada muito bonita, cheia de curvas e subidas que nos levou até a uns incriveis 4701 metros de altitude. Ao que parece a "poderosa" nao gosta muito de andar com pouco oxigenio. Durante toda a subida ate ao todo tem tivemos problemas a mota só se queixou quando comecamos a descer. Parecia que a mota estava sem gasolina, simplesmente a gasolina nao estava a chegar aos carburadores. Estranho!! A solucao é esperar 1 ou 2 minutos e ela volta a pegar. Ontem voltei a sentir-me realmente mal novamente com um pouco de febre mas pior de tudo foram os sintomas da altidude. É realmente necessário alguma adaptacao a estas condicoes. As nossas forcas parece que nao existem e fica-se cansado só de tentar respirar. Passamos a noite num Hotel a 3500 metros onde nao consegui dormir nada com a falta de ar que sentia. Assistimos de noite a uma tempestade electrica impressionante. Ao acordar era evidente que nao conseguia conduzir a minha mota. Assim ontem a "podrosa foi conduzida pelo Pete, e eu viajei comodamente no "Beast". Foi uma experiencia muito diferente viajar de camiao pela forma como se aprecia a paisagem mas especialmente pela velocidade patética a que nos deslocámos. Com a altitude tambem o motor V8 do "Beast" teve grande dificuldade em fazer andar as suas 4 toneladas de peso bruto. Houve subidas, nao muito acentuadas, que tivemos que as fazer em primeira velocidade e em redutoras a 10 kms/h!!! Nao dá para acreditar!! Podem imaginar o consumo deste menino nestas condicoes, 25 litros aos 100 kms. Passámos a fronteira para o Chile no "Jasso de Jama" a 4300 metros de altitude e atravessamos todo o altiplano a cerca de 3500 metros ate comecar a descer para San Pedro de Atacama, um povoado no meio do deserto que é um ponto de passagem obrigatório para todos os backpackers e overlanders que viajam pela regiao do Atacama. A amplitude termica foi enorme, 11 graus a 4000 metros e 32 a 2500 metros.
Ao chegar a San Pedro de Atacama tivemos que passar novamente pela "Aduana" para fazer a importacao temporária dos veiculos. "Just for the record", segundo os funcionários aduaneiros fui o primeiro "Tuga" a entrar por esta fronteira com um veiculo próprio. Espectáculo!!
Hoje de manha finalmente troquei o pneu traseiro por um novo em folha. Penso que vai ser importante ter um pneu novo para o que nos espera nos próximos dias. Depois deste dia de descanso vamos amanha entrar na Bolivia em direccao ao Salar de Uyuni. Vao ser 500 kms de puro off road com ripio e muita areia e esperamos chegar a Uyuni dentro de tres dias. Estamos a preparar as motas e o camiao com muita gasolina e muita comida, pois nos próximos 3 dias vamos estar realmente longe da civilizacao. Espero que tudo corra bem!!

Esperem pelas fotos...

Até daqui a uns dias!!!!!!

3 Comments:

Blogger Gonças said...

Mal posso esperar pelas fotos!
Nuno: o problema da altitude intensifica-se na poderosa por causa da bomba de gasolina a vácuo! Para esta funcionar como deve ser tem de haver um diferencial de pressão entre o carburador e o exterior...a essa altitude a mikuni vacila...isso e com temperaturas muito elevadas.
Abraço

12:42 da tarde  
Blogger kikoleotte said...

Nuno e Tati,

Belas news que li hoje.
Já tenho um novo PC, pois o ultimo pifou de vez. Assim pude ver o vosso blog...!
- Estou tb quase de partida e com inúmeras coisas a acabar, trabalhos finais da empresa, bem como outras mais caseiras que quero deixar arrumadas, pelo menos até regressar a Portugal.

Devo partir assim que poder e tb que o tempo permita, pois uma frente fria está a passar, deve baixar as temperaturas 15 graus, no sul da Europa.
Como a tua comprei uma bomba de vácuo. Ainda não instalei a bomba de gasolina, talvez vá na mala até a original pifar.
- Envio-vos depois a morada do meu blog que vou escrevendo quando estiver fora.
- Espero por ver as fotografias no vosso smugmug, e assim ver bem essas paisagens!
- por cá, de resto, td igual, os dias já crescem a caminho da Primavera, que tb começa a dar ares da sua graça.
- a minha AT está a 99% pronta, apenas falta por as luzes aux. bem.
- Espero por mais news vossas!!
Um abração e Saudades!!
KIKO

4:28 da manhã  
Blogger Gonças said...

Nuno e Tatiana.....se conseguirem checkem o site do Gonçalo (um NOMAD) que está a fazer Buenos Aires - New York (http://www.buenayork.com/home.php)

Pode ser até que se encontrem!!

Abraços
Gonçalo

5:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


Website Counter