sábado, fevereiro 17, 2007

-- VAMOS A UM CASAMENTO CHILENO COM ROUPAS EMPRESTADAS !! --

A alegria e boa disposicao do povo sul americano!! Jantarada no dia da nossa chegada a Concepcion ( outra familia Chilena que nos acolheu)

A "poderosa" bem camuflada.

Reparacao manhosa!!! Mas ajudou...




Fim de tarde em Contulmo





Uma familia Chilena com quem passámos 2 dias chuvosos no camping em Contulmo





Chegada ao edifício do "El Diario Austral"





O proprio do vulcao Lanin



Entrada no Parque Nacional Lanin, onde passámos duas noites acampados na base do vulcao.



A ultima semana e meia da nossa viagem tem sido absolutamente incrivel! Desde que saimos de Bariloche o ritmo da viagem diminuiu bastante. Temos feito uma média de 80 kms por dia, para assim disfrutar dos lugares e paisagens por onde temos passado bem como das pessoas que temos conhecido nesta vida estilo nómada. Depois da nossa estadia de 2 noites no camping agreste do vulcao Lanin, onde nao havia qualquer infaestrutura, voltámos a entrar no Chile com destino a Pucón. O problema é que no Chile o custo de vida é parecido com Portugal, ou seja, caro! O que num dia gastamos no Chile com comida, dormida e gasolina dá para 3 dias na Argentina. Enfim, se na Argentina já estavamos a poupar imaginem agora...
O que é mais engracado é que em todos os campings onde ficamos a dormir há sempre alguém que olha para nós com um sentimento de pena e nos oferece comida, talvez por estarmos a viajar de mota e o nosso aspecto à chegada dos campings depois de um dia de muitos kms seja miserável, talvez seja isso, nao sei!
Certo é que até agora nos temos sentido muito seguros e apoiados por toda a gente com quem nos cruzamos. Mesmo na estrada as manifestacoes de apoio e simpatia têm sido constantes, os camionistas, os passajeiros dos autocarros de turismo, automobilistas... practicamente toda a gente nos acena ou faz sinais de luzes à nossa passagem.

Um dos nossos objectivos para a semana que passou foi chegar à cidade de Temuco e fazer uma paragem no edifício do jornal "El Diário Austral" e contar a nossa história. Tal como Che Guevara e Alberto Granado fizeram à 55 anos atrás. E assim foi, mal entrámos na cidade demos de caras com o edificio do jornal. Foi uma sensacao engracada estar num dos locais exactos onde o filme que nos inspirou para fazer esta viagem foi rodado. Após nos termos apresentado na recepcao do jornal fomos recebidos pelo editor, que nos levou para uma sala de reunioes para gravar uma entrevista audio. Após alguns minutos de conversa chegámos à conclusao de que, gracas ao filme, a rota Che Guevara já inspirou muitos outros moto-viajantes a fazer a mesma viagem que nós estamos a fazer, com paragem obrigatória na sede do "El Diario Austral" Parece que uma semana antes de nós lá termos estado, um casal de viajantes brasileiros também foi entrevistado para o jornal.

Estamos neste momento em Concepcion, em casa de uma familia Chilena de 7 pessoas que conhecemos em Bariloche, e que nos fez o convite irrecusável de passar uns dias "en su casa". O pretexto do convite foi para celebrar o meu aniversário, no próximo dia 20 de Fevereiro, em família em vez de passarmos sozinhos. Maravilha! É este tipo de experiencias e convivios que nós mais apreciamos. Hoje ainda é dia 17 e já cá estamos, bem instalados e com optima comida na mesa. Ontem a caminho de cá tivemos um pequeno problema na "poderosa". Tenho o pinhao de ataque solto!! A peca que o impede de sair ganhou folga e tentei resolver o problema com arame, tipo Macgyver. Resultou bem durante os primeiros 10 metros!! Depois foram 50 kms rezando que ele nao se soltásse de vez. Mas acabámos por chegar bem e a "poderosa " também. De uma estacao de servico, á chegada a Concepcion, ligámos para os nosso amigos a dizer que estamos a chegar. Logo se prontificaram a nos vir buscar e escoltar-nos até casa.
Na casa estava uma comitiva de familiares á nossa espera, que nos deu as boas vindas de uma forma muito calorosa. De banho tomado e depois do jantar, com cerveja e vinho sempre a correr ao som de uma viola, a festa familiar nao demorou a tomar forma. Tudo a cantar !! De facto este povo Sul Americano é muito divertido, descontraido e muito genuino. Talvez seja isto que faz falta em Portugal.

Hoje acabámos por ser convidádos para o casamento de um amigo da familia, lindo!! Já tenho as baterias da máquina de filmar em carga máxima. Nem imaginam os preparativos aqui em casa. Eu e a Tatiana vamos com um kit emprestado mesmo à maneira. Vai valer a pena esperar pelas nossas fotos. O programa comeca na igreja pelas 17h30 da tarde e depois noite dentro com o cocktail, jantar e festa. Esta experiencia nao tem preco, pois e algo que nao se pode comprar em nenhum pacote de férias de agencia de viagens. O carro da noiva está neste momento a ser decorado aqui em casa.

Amanha com mais tempo, porque agora tenho que me ir por bonito e perfumado, colocarei todas as fotos no smugmug e algumas aqui.

4 Comments:

Blogger Francisco said...

Nuno e Tatiana,
Parabens pela decrição destes ultimos dias!
realmente dá para visualizar bem como deve ser estar ai com voçês!

- espero por as fotos e mais relatos como o de hoje!

um grande abraço e SAUDADESSS!!
KIKO

4:54 da tarde  
Blogger Gonças said...

Parabéns!!
Um abraço do NOMAD Gonçalo!

11:51 da manhã  
Blogger miss piggy said...

Ola Nuno e Tati, tenho seguido a vossa aventura e deve estar a ser uma experiencia fantástica. Continuem a divertir-se e a divertirem-nos com as vossas aventuras! Beijinhos Inês de Magalhães Pereira

3:32 da tarde  
Blogger Marlon De Almeida said...

Que delicia, pá...
Ver essa viagem é reviver por
vos cada lindo kilometro.
Parabéns...
Sou brasileiro mas vivi tempos
em Portugal...
Me sinto desta terra...
Marlon
marlonletras@hotmail.com
www.omundodemarlon.blogger.com.br

4:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


Website Counter