sexta-feira, setembro 29, 2006

DETALHES DE PREPARAÇÃO DAS "PODEROSAS"

Malas em aluminio da HEPKCO & BECKER fornecidas pela BALGARPIR
Sacos impermeáveis da BERG para transportar as nossas roupas
Luzes de nevoeiro
Bolsa para arrumos
Protecções de depósito
Banco de 2 lugares oferta da BALGARPIR
Bomba de gasolina a vácuo MIKUNI
Termómetro com indicador de temperatura exterior e interior. Imaginem que também tem dispositivo de alerta sonoro quando há possibilidade de gelo na estrada. Comprado no LIDL por 5,00 €!!!GPS GARMIN 60CSX montado no suporte da TOURATECH patrocinado pela SATSIGNAL e comando de controlo de temperatura dos punhos aquecidos.

Tomada de alimentação 12v para GPS e outros aparelhos eléctricos


As suspensões e amortecedores foram trabalhados pela MXT, preparador de motas TT em Salvaterra de Magos. Na suspensão dianteira foram substituidas as molas originais por outras mais duras encomendadas à www.africanqueens.de e utilizado óleo mais viscoso. No amortecedor traseiro apenas os hidráulicos foram trabalhados e revistos.
Devido ao enorme peso de carga que vai transportar durante toda a viagem foi montada uma biela da suspensão para levantar a traseira. Material da www.africanqueens.de


Aspecto final depois da pintura.
Depósito a ser preparado para a pintura na GUINCHO CAR.
Depósito de gasolina 56 litros para a AFRICA TWIN comprado no EBAY. Acabado de chegar da Alemanha via postal.

Aqui vemos as "poderosas" juntas na primeira viagem a Marrocos. Ainda originais sem grandes modificações feitas.

quarta-feira, setembro 27, 2006

PREVISÕES DO FUTURO


Naturalmente a familia Leotte vai crescendo...
O Gonçalo encontrou a sua companheira ideal...

OS MEIOS JUSTIFICAM O FIM

Este deverá ser +- o seu aspecto final depois de recuperado.
Já estamos practicamente em Outubro e confesso que por esta data já esperava ter a Expedição 100% financiada por parte dos patrocinadores. Mas não, a realidade é infelizmente bem diferente. Parece que esta brincadeira vai mesmo sair-nos do pêlo...

À luz deste facto, e de forma a ganhar umas lecas extra tenho o meu querido MINI à venda. Como se pode ver na foto está a ser todo recuperado. Alguém interessado? Só voltinhas!!!

BERNARDO VILAR "O PADRINHO"

Eis algumas das situações perigosas que o experiente Bernardo nos aconselhou a ter cuidado e evitar!!

Bernardo Vilar, o padrinho da expedição contribuiu com os seus conselhos sábios de quem já fez muitos Dakares de mota.

Obrigado pela força Bernardo!

APOIOS OBTIDOS


A CAISMOTOR como preparador oficial das "poderosas" tem-nos apoiado com todo o material necessário para as equipar. Exemplo disso são os pneus ContinentalTKC 80 que foram montados. Os nossos agradecimentos!!
Equipamentos GPS da GARMIN fornecidos pela SATSIGNAL.
Os nossos agradecimentos!!
Equipamento outdoor/camping da marca BERG fornecido pela SPORTZONE. Os nossos agradecimentos!!
Os escolhidos.
Que indecisão! A escolha era muita.

Fomos à fábrica da CMS na Mealhada escolher o modelo e tamanho dos capacetes. Os nossos agradecimentos!!!

ROTA CHE GUEVARA NOS MEDIA

Nós e as apresentadoras depois do directo.

Fomos até ao Porto gravar em directo para o programa da RTP1 "Portugal no Coração".





Revista NS do diário de Noticias nas bancas a 15 de Julho 2006

OBJECTIVOS DA EXPEDIÇÃO

O DESAFIO

Como desafio pessoal: fazer o que todos sonham e poucos fazem: abandonar a vida cómoda e cosmopolita na perseguição de um sonho...conhecer o outro lado do mundo em que vivemos...sentir e olhar o desconhecido...viver a realidade de outras culturas.

Como desafio cultural: percorrer o Continente Sul-americano durante 12 meses em cima de uma moto significa estar em contacto com tudo, vivênciar as pessoas e o terreno mais de perto, saboreando as culturas por onde passamos. Achamos que por estarmos expostos ao frio e ao calor, ao vento e à chuva, sobre duas rodas a experiência torna-se mais real e completa.


APOIO HUMANITÁRIO

O ponto de partida para esta aventura foi o de recriar fielmente as pisadas de Ernesto Guevara e Alberto Granado. Como tal, procurámos também integrar um projecto de ajuda humanitária com forte presença no continente sul-americano. A duração da viagem (12 meses) permitir-nos-á o envolvimento mais aprofundado em dois dos actuais projectos da Care International, onde pretendemos aplicar todos os nossos conhecimentos, esforços e boa-vontade.

PARTILHAR A EXPERIÊNCIA

O Livro


Desta viagem resultará uma foto-reportagem a retratar os povos, culturas e paisagens dos diversos países que vamos atravessar e que formam o Continente latino-americano. Este será compilado com os relatos diários da viagem. Juntamente com outras actividades promocionais previstas, o livro servirá como um meio de divulgação destes países enquanto produto e destino turístico.

A Exposição

Está já a ser agendada uma série de exposições temáticas com depoimentos da viagem. Serão também realizadas diversas palestras abertas ao público, onde partilharemos a nossa experiência, e que contarão certamente com testemunhos recolhidos pelo caminho. O nosso objectivo é o de incentivar novas aventuras com base na nossa própria vivência e dar alento a outros sonhos.

DATAS PREVISTAS

Partida

4 de Janeiro 2007 (Buenos Aires, Argentina)
Com a intenção de conferir realismo e mantermos-nos fiéis aos factos, a partida está marcada para o mesmo dia e local tal como há 55 anos atrás Ernesto Guevara e seu amigo Alberto Granado partiram.


Chegada

12 meses depois (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil)
A chegada a Porto Alegre representará o fim e o sucesso desta aventura. Esta estará carregada de um valor simbólico e espiritual que se prende com o culminar do percurso da viagem e em paralelo com a vida de um homem que pelo seu percurso controverso ficou imortalizado na História da Humanidade.

LOGISTICA DA EXPEDIÇÃO


Meio de transporte

Na sequência da história da viagem de Ernesto e Alberto, vamos utilizar para cumprir o percurso duas “Poderosas” (Honda Africa Twin e Transalp) especificamente preparadas para o efeito. Damos especial atenção às capaciades de transporte de equipamentos, combustivel e fiabilidade mecânica.

Navegação/Orientação

Esta viagem vai ser inspirada no percurso que os dois amigos fizeram em 1952. Assim iremos tentar utilizar as mesmas estradas e visitar os mesmos locais, passados 55 anos da viagem original.

Alojamento

Pela natureza desta viagem e condições previstas, seremos obrigados a fazer uso frequente do equipamento Outdoor/Camping que transportamos. Nas zonas urbanas por onde vamos passar, por razões de segurança e comodidade, iremos desfrutar da oferta Hoteleira local.

INSPIRAÇÃO: Diários de Che Guevara


Em 1952, ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA, 23 anos, finalista de medicina e oriundo de uma família burguesa de Buenos Aires decide partir com o seu amigo ALBERTO GRANADO, um bio­químico de 29 anos, numa viagem pela América Latina. Com uma NORTON 500 de 1939, bapti­zada “LA PODEROSA” lançam-se numa aventura que os leva da Argentina à Venezuela, por mais de 12.000 kms ao longo de 7 meses.
Com um olhar documental, a história oscila pelos caminhos e centra-se nos rostos. Instantes cómicos característicos da juventude contras­tam com momentos dramáticos de confronto brutal com a pobreza, a doença, a injustiça social, a ignorância e, simultaneamente, com a dignidade e solidariedade de um povo.

A par do caminho físico é também percorrido um caminho espiritual, que transforma uma viagem iniciática quase de fuga à responsabilidade adulta numa tomada de consciência da realidade de um continente e de um povo. Uma viagem que viria a transformar um jovem no líder da revolução cubana, e que viria a encontrar a morte na Bolívia, apenas 15 anos após os factos aqui narrados.

“No sé que voy a hacer, este viaje me ha cambiado muchas cosas”, diz Guevara. Quanto vale para a humanidade o passo de um homem?

terça-feira, setembro 26, 2006

O PROJECTO ROTA CHE GUEVARA

Logo designed by J. Pascoal
Tone Lab - Audio Video 3D
www.tonelab.no.sapo.pt

À semelhança de qualquer outro projecto este nasceu de ambições e experiências. Nasceu da vontade de 3 (Tatiana, Nuno e Gonçalo) pessoas que decidiram que querem pisar e cheirar o mundo enquanto ele existe como o conhecemos. Ao fim de quase 2 anos de preparação, espera e incertezas, embora ainda sem os apoios financeiros pretendidos, temos a confiança de que realmente vamos realizar um sonho. O que é muito bom!

Este projecto assenta na tentativa de reproduzir e terminar a inacabada aventura motociclistica e humanitária que Ernesto Guevara e seu amigo Alberto Granado tentaram realizar pela America Latina em 1952.“Rota Che Guevara” é um projecto humanitário de cariz particular, sem conotações políticas nem fins lucrativos.

Explicar porque o fazemos de moto é redundante.Para os que sabem como é nenhuma explicação é necessária, para os que desconhecem nenhuma justificação é possivel.

Website Counter