quarta-feira, janeiro 17, 2007

-- GLACIARES E MUSEUS DE USHUAIA --

...perto do cume!! O inicio do treeking...

Pois é......Ushuaia é tao fascinante que ainda estamos por aqui!!!!
De ontem para hoje foram dias espectaculares, pois estivemos visitando, com os nossos novos amigos Gauchos, o Glaciar Martiel que se localiza a 1250m sobre a cidade do Ushuaia. Fizemos um "treeking" de 5hs para chegar até o cume da montanha, onde se encontra o "bendito" glaciar. A medida que íamos subindo, as condiçoes do tempo, para nossa surpresa, foram piorando cada vez mais até cobrir totalmente de branco da neve, a paisagem que inicialmente era rochosa e verde das árvores. A descida foi igualmente difícil pois o trilho tinha desaparecido por debaixo da neve que entretanto tinha caído. Chegamos a apanhar temperaturas muito abaixo de zero, mas nao nos arriscamos a falar de quanto, pois estávamos desta vez sem o termómetro. Muito bom!! Foi um dia muito cansativo mas bem passado e inesquecível.

Hoje o dia foi dedicado à cultura da Tierra del Fuego. Visitamos o Museu do "Fin Del Mundo" e o Museu do Presídio". Ficam as fotos no site do costume www.rotacheguevara.smugmug.com

segunda-feira, janeiro 15, 2007

-- CHEGADA AO FIM DO MUNDO --

Ola a todos!!

Antes de mais nada nos desculpem pela falta de acentos no texto, pois nao se esqueçam de que estamos escrevendo de um computador castelhano...
Desculpem tambem a nossa falta de noticias aqui no blog, mas o acesso a um computador decente nem sempre e facil. Mas mais vale tarde que nunca, nao e?

Pois entao aqui vao as nossas ultimas noticias:

Ao fim de 3040 kms e 12 dias de viagem chegamos a Ushuaia, Tierra del Fuego. A nossa chegada ao Sul da Argentina foi mais rapida do que o previsto. Tirando a visita a Peninsula Valdes, ao longo de toda a Ruta 3 nao ha nada de realmente bonito e interessante para conhecer e visitar. A paisagem da Pampa Argentina e toda igual por milhares de quilometros, e pior de tudo demasiado ventosa para quem viaja de mota como nos. O vento frio predominante de Oeste chegou a soprar a cerca de 90 km/hora, tornando a conducao um verdadeiro pesadelo. A concentracao e esforco para tentar conduzir a mota em linha recta sem ser atirado para a berma foi enorme. Tambem foi preciso muito cuidado e atencao a estrada para nao rebentar com uma jante nos enormes buracos que ocasionalmente aparecem sem aviso. Para terem uma ideia do vento que se fazia sentir houve um carro que se virou com uma rajada de vento mais forte. Confesso que me cheguei a assustar por umas quantas vezes pensando quando e que o vento nos levaria.

Mas o que interessa e que estamos bem e ja chegamos ao nosso primeiro destino importante, Fim do Mundo, Ushuaia na Tierra del Fuego. Valeu a pena o sacrificio de fazer toda a Ruta 3 para ca chegar. Apenas nos ultimos 300 kms começou finalmente a a aparecer vegetaçao alta, isto porque as montanhas protegem as arvores do vento forte.

Estamos instalados num camping excelente, "Pista del Andino", na encosta da montanha, com vista para o canal Beagle e com as montanhas nevadas nas nossas costas. Conhecemos um casal brasileiro, o Filipe e a Tatiane que tambem sao Gauchos (Rio Grande do Sul), e estao viajando numa XT 660. O dia de hoje foi descanso total !! Amanha vamos, com eles, fazer uma caminhada de 5 horas pelas montanhas ate um pequeno glaciar. Aqui anoitece as 23h30 e o sol nasce pelas 04h00 da manha. Apesar de estarmos no Verao as temperaturas sao muito baixas especialmente a noite. O termometro da mota registou a minima nocturna de 1,5 graus, mas o nosso kit camping esta a altura da ocasiao e as noites dentro da tenda passam-se muito bem!!!

Hoje temos Gnochi com pesto para jantar na tenda!!!

Vejam as nossas ultimas fotos em www.rotacheguevara.smugmug.com (pasta Chegada ao Fim do Mundo)

segunda-feira, janeiro 08, 2007

-- PENINSULA VALDEZ, LINDO !!! --

O dia de hoje foi absolutamente inesquecível!!!!!!!!! Logo pela manha, por volta das 7hs já estavávamos com o pé na estrada a caminho de Puerto Norte para ver os lobos marinhos.
Realmente quando nos disseram que poderíamos vê-los, nao imaginávamos que seriam tantos e numa natureza tao fascinante!!!!!
Depois de termos ficados absorvidos durante um longo período a "namorá-los", seguimos viagem para Caleda Valdez, onde aí, mais uma vez, fomos surpreendidos pela variedade da fauna marinha, entre eles, pingüins, elefantes marinhos e Orcas (as famosas baleias assassinas!!).
Bem gente, resumindo foram 220Km de "ripio" (estrada de terra batida) e um furo no pneu da frente da "poderosa", resolvido com a "santa espuma" para furos.
Enfim, para quem ainda nao tem este endereço, podem ver as nossas fotos em www.rotacheguevara.smugmug.com (pasta Argentina ,Península Valdez).

domingo, janeiro 07, 2007

-- A CAMINHO DO SUL --

Ola a todos!!

Este e o nosso 4 dia de viagem, depois de percorridos mais de 1500 kms desde Buenos Aires. A partida foi marcada com uma agradavel surpresa, pois tivemos a oportunidade de ver e andar numa das "Poderosas" Norton que foram utilizadas nas filmagens dos "Diarios de Che Guevevara" que nos inspirou para fazermos esta aventura. Na foto estamos com o Gustavo que e o fabricante das motos.

A saida de Buenos Aires nao foi facil. Gracas ao nosso GPS Garmin acabamos por acertar com a estrada que nos levaria a ruta 3 em direccao ao Sul. Este dia ficou tambem marcado pela primeira avaria mecanica. A bicha do conta quilometros partiu subitamente, penso que provocado por uma pedrada cuspida por um camiao que lhe acertou em cheio. Embora nao pareca grave e muito chato viajar sem saber os quilometros percorridos, especialmente quando as bombas de gasolina nao abundam.

Neste momento estamos na Peninsula Valdez acampados no camping da esquadra de policia. Deve ser uma forma de fazer mais uns cobres para comprar mais cacetetes!?! A estrada de Buenos Aires ate ca nao tem muita historia para contar. A Ruta 3 e uma estrada muito monotona e practicamente sem curvas. Por estas mesmas razoes tive que por a Tatiana a guiar a mota por uns bons quilometros.

Temos acampado todos os dias. O preco e muito acessivel e consegue-se fazer uma grande poupanca (2,5€ por dia). O preco da gasolina tambem tem vindo a descer desde Buenos Aires. Comecou por 2 pesos p/ litro e aqui mais a Sul esta a 1,30 pesos. Quase nada !!

Tatiana ao volante!
Entrada do Cemiterio em Sierra de la Ventana.
Estrada muito monotona e so para nos!!
Ainda estamos longe de Ushuaia "Fim do Mundo"
"La Posta del viajero de moto" na localidade de Azul.
Despedida da Dakar Motos.
Gustavo, o fabricante da mitica "poderosa"... esta Norton esteve mesmo no filme!

quinta-feira, janeiro 04, 2007

-- FINALMENTE CHEGOU O DIA, VAMOS PARTIR!! --

07h00 da manha, chegou o grande dia da partida.
Sera que Che Guevara, ha 55 anos atras, tal como nos tambem acordou no dia 4 de Janeiro sentindo um certo nervoso miudinho!?!?! Eu acho que sim...pois faz parte da natureza humana sentir alguma ansiedade quando se parte à descoberta do desconhecido.

A "Poderosa" esta pronta para partir e o GPS GARMIN com a rota marcada para Sul. O trajecto de hoje sera de cerca de 300 kms, de Buenos Aires ate uma pequena cidade chamada Azul, onde vamos pernoitar num albergue famoso dos viajantes de mota.

Ontem à ultima da hora consegui comprar um seguro contra terceiros valido por 3 meses so dentro da Argentina. Para os outros paises logo se vê! Ao que parece o seguro pode ser feito nas fronteiras.

Agora vamos terminar de carregar a mota, tomar um bom banho matinal, fazer as despedidas e finalmente arrancar para 12 meses de aventura... as fotos da partida virao depois!

Beijos e abracos a todos que nos seguem. E aos outros tambem!

segunda-feira, janeiro 01, 2007

-- CALOR, CHURRASCO, CERVEJA, CACHOEIRAS E VACINAS --

As férias estão a terminar e a nossa aventura prestes a começar!

Praia da Onça, Reserva Estadual de Itapuã
Boletim internacional de vacinas contra a febre amarela
Rio Guaiba
Zona de Ipanema
O meu próximo negócio em Portugal...vou ficar rico!!
Centro de Porto Alegre
O Papai Noel!!

Website Counter