domingo, fevereiro 18, 2007

-- OS PENETRAS FIZERAM A FESTA --

Sem comentários...


Tirando a barriga de misérias... comida e bebida à borla!!

Até tivemos direito a nome nas mesas!



Nós e os noivos


Impecaveis!!!



O casamento foi demais!!
A paródia comecou mesmo antes da festa ter comecado e do champagne ser servido. Só os preparativos deram para animar. A escolha da roupa emprestada e a decoracao do carro... muito bom!
Nao vou fazer grande descricao escrita pois acho que as fotos falam por si... acordámos hoje às 2 da tarde.

sábado, fevereiro 17, 2007

-- VAMOS A UM CASAMENTO CHILENO COM ROUPAS EMPRESTADAS !! --

A alegria e boa disposicao do povo sul americano!! Jantarada no dia da nossa chegada a Concepcion ( outra familia Chilena que nos acolheu)

A "poderosa" bem camuflada.

Reparacao manhosa!!! Mas ajudou...




Fim de tarde em Contulmo





Uma familia Chilena com quem passámos 2 dias chuvosos no camping em Contulmo





Chegada ao edifício do "El Diario Austral"





O proprio do vulcao Lanin



Entrada no Parque Nacional Lanin, onde passámos duas noites acampados na base do vulcao.



A ultima semana e meia da nossa viagem tem sido absolutamente incrivel! Desde que saimos de Bariloche o ritmo da viagem diminuiu bastante. Temos feito uma média de 80 kms por dia, para assim disfrutar dos lugares e paisagens por onde temos passado bem como das pessoas que temos conhecido nesta vida estilo nómada. Depois da nossa estadia de 2 noites no camping agreste do vulcao Lanin, onde nao havia qualquer infaestrutura, voltámos a entrar no Chile com destino a Pucón. O problema é que no Chile o custo de vida é parecido com Portugal, ou seja, caro! O que num dia gastamos no Chile com comida, dormida e gasolina dá para 3 dias na Argentina. Enfim, se na Argentina já estavamos a poupar imaginem agora...
O que é mais engracado é que em todos os campings onde ficamos a dormir há sempre alguém que olha para nós com um sentimento de pena e nos oferece comida, talvez por estarmos a viajar de mota e o nosso aspecto à chegada dos campings depois de um dia de muitos kms seja miserável, talvez seja isso, nao sei!
Certo é que até agora nos temos sentido muito seguros e apoiados por toda a gente com quem nos cruzamos. Mesmo na estrada as manifestacoes de apoio e simpatia têm sido constantes, os camionistas, os passajeiros dos autocarros de turismo, automobilistas... practicamente toda a gente nos acena ou faz sinais de luzes à nossa passagem.

Um dos nossos objectivos para a semana que passou foi chegar à cidade de Temuco e fazer uma paragem no edifício do jornal "El Diário Austral" e contar a nossa história. Tal como Che Guevara e Alberto Granado fizeram à 55 anos atrás. E assim foi, mal entrámos na cidade demos de caras com o edificio do jornal. Foi uma sensacao engracada estar num dos locais exactos onde o filme que nos inspirou para fazer esta viagem foi rodado. Após nos termos apresentado na recepcao do jornal fomos recebidos pelo editor, que nos levou para uma sala de reunioes para gravar uma entrevista audio. Após alguns minutos de conversa chegámos à conclusao de que, gracas ao filme, a rota Che Guevara já inspirou muitos outros moto-viajantes a fazer a mesma viagem que nós estamos a fazer, com paragem obrigatória na sede do "El Diario Austral" Parece que uma semana antes de nós lá termos estado, um casal de viajantes brasileiros também foi entrevistado para o jornal.

Estamos neste momento em Concepcion, em casa de uma familia Chilena de 7 pessoas que conhecemos em Bariloche, e que nos fez o convite irrecusável de passar uns dias "en su casa". O pretexto do convite foi para celebrar o meu aniversário, no próximo dia 20 de Fevereiro, em família em vez de passarmos sozinhos. Maravilha! É este tipo de experiencias e convivios que nós mais apreciamos. Hoje ainda é dia 17 e já cá estamos, bem instalados e com optima comida na mesa. Ontem a caminho de cá tivemos um pequeno problema na "poderosa". Tenho o pinhao de ataque solto!! A peca que o impede de sair ganhou folga e tentei resolver o problema com arame, tipo Macgyver. Resultou bem durante os primeiros 10 metros!! Depois foram 50 kms rezando que ele nao se soltásse de vez. Mas acabámos por chegar bem e a "poderosa " também. De uma estacao de servico, á chegada a Concepcion, ligámos para os nosso amigos a dizer que estamos a chegar. Logo se prontificaram a nos vir buscar e escoltar-nos até casa.
Na casa estava uma comitiva de familiares á nossa espera, que nos deu as boas vindas de uma forma muito calorosa. De banho tomado e depois do jantar, com cerveja e vinho sempre a correr ao som de uma viola, a festa familiar nao demorou a tomar forma. Tudo a cantar !! De facto este povo Sul Americano é muito divertido, descontraido e muito genuino. Talvez seja isto que faz falta em Portugal.

Hoje acabámos por ser convidádos para o casamento de um amigo da familia, lindo!! Já tenho as baterias da máquina de filmar em carga máxima. Nem imaginam os preparativos aqui em casa. Eu e a Tatiana vamos com um kit emprestado mesmo à maneira. Vai valer a pena esperar pelas nossas fotos. O programa comeca na igreja pelas 17h30 da tarde e depois noite dentro com o cocktail, jantar e festa. Esta experiencia nao tem preco, pois e algo que nao se pode comprar em nenhum pacote de férias de agencia de viagens. O carro da noiva está neste momento a ser decorado aqui em casa.

Amanha com mais tempo, porque agora tenho que me ir por bonito e perfumado, colocarei todas as fotos no smugmug e algumas aqui.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

-- A COINCIDENCIA DAS COINCIDENCIAS !! --

Hoje estavamos no camping "Espejo Chico" no Parque Nacional Nahuel Huapi com um cenario lindo de lago e montanhas sem ninguem em nosso redor, quando um empregado do camping se dirige até nós para pedir que retirassemos a nossa tenda daquele local (junto à margem) porque ia ali haver uma filmagem para um anuncio comercial. Parece mentira, e nao é que a filmagem é para o novo anuncio da OPTIMUS que vai passar em Portugal dentro de 1 mes!!!! Estavam presentes no set de filmagens dois tugas, uma era a Andreia, a responsavel do marketing da OPTIMUS, e outro era o Joao, que estava a trabalhar para a produtora. Eles nem queriam acreditar que nos ali estavamos de mota. A concidencia é brutal!!! Parece que o patrocinio que nós pedimos à marca nao vai ter resposta... o mais incrivel é que é preciso estar aqui na Argentina no meio do nada para ter uma resposta concreta!!!

Vejam as fotos no smugmug!!

Hasta luego

terça-feira, fevereiro 06, 2007

-- 30 DIAS NA ESTRADA --





30 dias na estrada e 6774 kms percorridos entre a Argentina e o Chile, confesso que nao esperavamos estar tao cedo em Bariloche. Penso que isto se justifica por termos estado a viajar com o Filipe e a Tatiane, que tinham data de regresso marcada e tambem pela monotonia da paisagem da pampa Argentina. Na ultima semana de viagem, que foi dura, o nosso objectivo principal foi sair do "ripio" em mau estado da "Ruta 40" e fugir tambem da paisagem monotona da pampa Argentina em busca das paisagens mais verdes e frescas da cordilheira Andina. Confesso que foi um teste de dureza para nos e para as motas, que sofreram bastante.

Mas ate aqui, tudo bem!! As experiencias tem sido muitas e variadas. Ao longo da Ruta 40, onde por vezes estavamos isolados da civilizacao por centenas de kms fizemos muito campismo selvagem, e claro sem muitas condicoes. Mas foi do melhor!

Os nosso companheiros de viagem Gauchos, com quem viajamos cerca de 20 dias desde Ushuaia, foram ontem embora ja de regresso a casa. O Filipe e a Tatiane foram uma companhia excelente e muito bem vinda. Ainda os tentamos convencer a largar tudo e seguir caminho, mas eles nao sao tao idiotas como nos...
BOA VIAJEM DE REGRESSO A CASA, E JA SENTIMOS A VOSSA FALTA!! (P.S Nao se esquecam de esticar a corrente de vez em quando!!)

Ontem e hoje foram dias dedicados à manutencao da "poderosa" que se tem aguentado com muita valentia aos maus tratos do percurso. A manutencao prevista era fazer a mudanca de filtro/oleo do motor, o que ja esta feito, e se possivel trocar o pneu traseiro. Mas ontem ao desmontar as tampas laterais detectei que um dos apoios das malas que esta agarrado ao sub quadro tinha partido. Assim ontem tive que soldar o dito apoio, que em principio nao deve voltar a partir. Decidi fazer mais uns quilometros com o pneu traseiro Continental TKC 80, ate à cidade de Mendoza, onde me disseram que lá nao terei problemas em encontrar pneus decentes e na medida certa.

Hoje vamos jantar com os nosso vizinhos de camping, que nos convidaram para comer um assado argentino. Finalmente vamos comer comida de gente!!!

sábado, fevereiro 03, 2007

-- PARABENS PAI !!! --

Hoje e dia 3 de Fevereiro, dio do aniversario do meu Pai. Como ele esta no Brasil e nao sei se vou conseguir falar com ele hoje ficam aqui os nosso parabens por este dia. Esperamos que tudo por ai esteja a correr pelo melhor, estamos a fazer forca por si!!!

Nos ja estamos em Bariloche, por onde vamos ficar uns dias a disfrutar do cenario que e lindo... A missao desta manha e encontrar o concessionario da Honda aqui a ver se tem pneus para a "poderosa".

Ja colocamos mais fotos no smugmug.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

- - ESTAMOS VIVOS E MUITO BEM !!! - -

Entrada do Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno..Argentina

Ola a todos !!

Desculpem a falta de noticias da nossa parte mas tivemos uma semana "dificil"... O sul da Argentina ja ficou para tras e estamos em Esquel, uma cidade perto de Bariloche, a cerca de 300 kms. Finalmente, e so ontem, acabou a paisagem monotona do pampa.

Desde que saimos de Ushuaia ate aqui muita coisa se tem passado. A companhia do Filipe e da Tatiane tem sido optima, uns verdadeiros companheiros de viagem!! Finalmente entramos na famosa "RUTA 40" na direccao norte. De facto e uma "ruta" muito dificil, especialmente para motas, pois o piso e todo em ripio (terra batida com pedra rolada) e da a sensacao de que estamos a conduzir por cima de berlindes, o que torna a conducao muito tecnica e dificil, exigindo 100% de concentracao no caminho para evitar as pedras maiores que podem furar um pneu ou mesmo rebentar uma jante. A boa preparacao da mota agora sim comeca a ser bem justificada, especialmente em relacao as suspensoes e pneus (que por sinal ja estao no fim!!!). O GPS tem sido tambem uma ferramenta fundamental que nos tem mantido na rota certa, agora com uma funcao acrescida de conta quilometros porque o sem fim da mota estragou-se numa estrada de ripio.

Alguns acontecimentos mais relevantes:

- Tivemos um dia que fazer160 kms em ripio de noite onde quase iamos atropelando um Guanaco de 350 kgs, tudo isto para conseguir apanhar um ferry cedo pela manha.
-O filipe ficou sem gasolina no meio do nada, e o nosso moto-tanque salvou a situacao em grande estilo!!
- Furo no pneu da frente provocado por uma camara de ar defeituosa
- Eu, Nuno, fiquei 3 dias sem tomar banho... mas a Tati nem deu por isso, acreditem!!

A regiao onde estamos agora ja tem outro visual. Lindo de morrer!! O dia de hoje foi passado a tomar banhos num lago com agua cristalina e fria com montanhas nevadas na nossa frente.

Amanha seguimos para Bariloche, onde pensamos ficar por 1 semana a descansar e para fazer a manutencao da "poderosa" que ja merece, pois tem-se aguentado muito bem ate aqui!! A preocupacao principal sera fazer a mudanca de oleo e filtro e trocar o pneu de tras que esta quase careca.

As fotos de tudo isto podem ver no Smugmug, como de costume...infelizmente estamos com muito pouco acesso á internet e o sistema é sempre muito lento. Assim que estivermos melhor informatizados, daremos mais noticias.....

Website Counter