terça-feira, dezembro 26, 2006

-- AFINAL O PAPAI NOEL É UM MÁRTIR --

Passar o Natal com calor e sem comer bacalhau é certamente uma novidade para mim. Embora seja óptimo estar no Hemisfério Sul nesta altura do ano e fugir ao frio Europeu, confesso que o espírito natalício não é o mesmo. Talvez porque a imagem que tenho aqui do Pai Natal seja um pouco diferente, e explico porquê...

Na nossa cultura ocidental do hemisfério norte o Pai Natal é uma personagem que vive habituado ao frio intenso. Especialmente no desempenho das suas funções festivas ele e as suas renas estão devidamente equipados e vestidos para fazer frente ao mau tempo. Mesmo com todo este frio e neve a impressão que temos é que ele é um homem feliz ao fazer o seu trabalho no seu habitat natural.
Pois para mim o Pai Natal aqui no hemisfério sul é um verdadeiro mártir. Ele é certamente o homem com a tarefa mais difícil e ingrata da face da terra...imaginem estar na Costa da Caparica em pleno mês de Agosto, caminhando pela areia com 40 graus de temperatura e carregando ás costas um saco enorme com refrigerantes e bolas de berlim vestidos com a roupa de Papai Noel!! É a mesma coisa, isto está um forno!!

-- BUENAYORK.COM, OUTRA AVENTURA LUSA POR ESTAS BANDAS --

Parece que alguns Portugueses estão a recuperar o espirito aventureiro e o sangue descobridor de outros tempos. O projecto Buenayork.com desenvolvido por Gonçalo Gil Mata é mais um exemplo disso mesmo. A ideia de Gonçalo nesta viagem interessante é percorrer cerca de 30.000 kms sozinho de mota de Buenos Aires até Nova Iorque. Tivemos conhecimento deste projecto poucos dias antes da nossa partida para a Argentina, e visto que os nossos itinerários e datas de partida são semelhantes, logo entrámos em contacto com ele a fim de tentar agendar um encontro durante as nossas viagens algures neste continente.

BOA SORTE GONÇALO E FELIZ ANO NOVO!!

quarta-feira, dezembro 20, 2006

-- A CAMINHO DO BRASIL PARA PASSAR O NATAL--

Na própria 2ª feira, pelas 16h00 após ter guardado a mota em segurança na Dakar Motos fizemos as malas para partir em direcção a Porto Alegre, Brasil. A nossa ideia agora é de passar o Natal e a passagem de ano com a familia da Tatiana e voltar a Buenos Aires no início do ano para finalmente pegar na mota e arrancar com a expedição no dia 4 de Janeiro tal como está há muito agendado.
A viagem até cá foi demorada mas muito tranquila. Primeiro apanhámos um ferry rápido que demorou 1 hora de Buenos Aires até Colónia no Uruguai, onde apanhámos logo de seguida um autocarro directo até Montevideo. Como o autocarro das 20h00 que liga Montevideo a Porto Alegre já tinha saído tivemos que passar a noite num hotel manhoso perto do terminal rodoviário. Na manhã seguinte para garantir lugar no autocarro fomos bem cedo comprar as nossas passagens. Como o autocarro só partia ao fim do dia tivemos oportunidade de passear um pouco e assim ficar a conhecer a cidade de Montevideo. E aqui estamos nós em Porto Alegre 1000 kms e 12 horas depois. Estamos alojados em casa dos pais da Tatiana.

A TODOS UM BOM NATAL E UM FELIZ ANO NOVO!!!

Mercado de fruta
Vista da Costa de Montevideo

-- ÚLTIMAS NOVIDADES DA "PODEROSA" --

Já temos mota... que alívio!!
Na segunda feira de manhã conseguimos finalmente retirar as motas do porto. Desta vez não foi tão complicado como previa pois levámos connosco a Sandra da Dakar Motos para nos ajudar. A ansiedade era imensa!! Não queria voltar a passar pela mesma situação frustrante de no último momento ter de colocar as motas no armazém por faltar algum documento. Mas ainda bem que isso aconteceu porque o documento que faltava era a declaração de importação temporária da mota que me permite entrar e sair do país sem problemas. Sem conhecer os acessos mas com a ajuda preciosa do GPS Garmin conseguimos chegar à Dakar Motos sem qualquer problema ou engano. Muito bom!


A satisfação era grande!
A entrada muito esperada da "Poderosa" na Dakar Motos!

domingo, dezembro 17, 2006

-- DANÇAR O TANGO --

-- FIM DE SEMANA EM BUENOS AIRES --

A imagem de Che Guevara e os apelos anti-capitalismo estão presentes em todo o lado.


Buenos Aires considerada a Paris da América do Sul...não é bem assim!
A arquitectura é de facto inspirada em conceitos e estilos Europeus levando-nos até a achar que estamos em Madrid. Mas a poluição, pobreza, sujidade e segregação social evidenciam que na realidade estamos na capital de um país da América Latina.


sábado, dezembro 16, 2006

-- A SAGA CONTINUA... --

Ainda nao temos as poderosas...mas ja estao fora do contentor!! Haja paciencia!! Se tudo correr bem vamos conseguir retira-las na segunda feira. Desejei-nos sorte!




-- TANGO ARGENTINO --

Tango em plena Calle Florida, a rua mais comercial de Buenos Aires.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

-- UM DIA PARA ESQUECER --

Ontem, assim que tivemos a confirmacao que o navio com o nosso contentor tinha chegado tentamos dar inicio ao processo alfandegario de retirar as motas do contentor. Embora ja tivessemos sido avisados das dificuldades que iamos encontrar nao estava à espera que fosse tao corrupto e desesperante. Literalmente parecia que estavam a gozar connosco!! Ontem fizemos facilmente uns 8 kms a pé das varias viagens entre a companhia de navegacao e o terminal portuario. As desculpas eram do tipo "houve um atraso nos e-mais"!! Das mais pateticas que ja ouvimos. Enfim é um processo que se preve dificil e talvez mais demorado do que estavamos à espera. Vou dando noticias.

Mas nem tudo é mau... a companhia e as pessoas que temos conhecido na Dakar Motos tem sido absolutamente fascinante. Ontem chegaram mais dois casais de viajantes ambos a dar a volta ao mundo. Um casal Australiano numa Suzuki V-Strom 1000 e outro casal Ingles num Land Rover Ambulancia de 1976 do exercito Ingles transformado em caravana e baptizado "the beast". Fabuloso, tem um motor V8 3.5 litros utilizado nos antigos Range Rover, faz 400 Kms com 100 litros de gasolina!!


Greg e a Alexis na sua volta ao mundo

THE BEAST !!

quarta-feira, dezembro 13, 2006

-- PRIMEIRO DIA EM BUENOS AIRES --

Apos uma boa noite de sono acordamos frescos e com um dia lindo de sol. Pelas 7h00 da manha o termometro ja batia nos 28 graus. Na foto mais abaixo podem ver o momento do pequeno almoco de familia. A Tatiana, a Sandra, o Ronny e o Phillipe que chegou aqui a Dakar Motos de madrugada porque o voo de Madrid atrasou e ainda fez escala em Fortaleza, no Brasil. Quase ficou a dormir na rua porque ninguem lhe abria a porta, pois estavamos exaustos demais para perceber que o telefone a tocar e o bater na porta poderia ser ele. Na segunda foto mostro um pouco das instalacoes da Dakar Motos o famoso Hotel/Oficina. Conhecemos hoje uma Austriaca que esta a viajar pela America do Sul a 2 anos e meio numa Royal Enfield que foi vendida a uns Argentinos que coleccionam motas classicas. Esta Norton era de um deles, um modelo muito parecido com a da Che Guevara e Alberto Granado. A proposito deste assunto soube à pouco que o Javier é amigo e vizinho do proprietario da mota que foi utilizada nas filmagens do filme, quero ver se consigo um encontro com ele!! Era demais!!

Depois do almoço estive a tentar contactar com o despachante aqui em Buenos Aires a saber se o barco que transporta o contentor com as motas ja tinha chegado. Ninguem sabia de nada!! Falei para a ABREU CARGA em Portugal que me informou que o barco deveria chegar somente na proxima 5 feira. Assim com esta informacao nao nos restava mais nada para fazer senao esperar por esse dia. Apanhamos o comboio e fomos conhecer o centro da cidade de Buenos Aires. Ao fim do dia quando regressamos tivemos uma surpresa, a empresa transportadora tinha ligado para a Sandra da Dakar Motos, a informar que o barco ja teria chegado na passada madrugada e que o processo de recolher as motas poderia ser iniciado amanha. Por isso amanha esperanos um dia de grande ansiedade. O Ronney demorou 3 dias para conseguir retirar a moto dele da alfandega. Amanha conto como foi, ou como esta a ser...

Nao se esqueçam de que podem ver o resto das fotografias em www.rotacheguevara.smugmug.com


Nesta foto

terça-feira, dezembro 12, 2006

-- ESTAMOS EM BUENOS AIRES !!! --

Temos muitas novidades para contar desde a ultima entrada no blog quando fomos ao programa da Fatima Lopes. Mas vou comecar pelo principio!! Peco a vossa compreencao pela falta de acentos, pois estou a escrever num teclado "castellano".

O resultado da nossa presenca no programa da SIC foi muito positivo. Quando ja estavamos no carro a sair do estudio da COMUNICASOM recebemos um telefonema a pedir para voltarmos pois o dono da produtora, o Manolo Bello queria falar connosco. Havia interesse em nos apoiar e divulgar a nossa aventura no programa atraves dos nosso relatos e fotografias. Para isso foram-nos oferecidos 1 telemovel com cartao OPTIMUS para falarmos em directo para o programa, uma camara de filmar Sony para tentar passar filme e uma verba mensal para ajudar nas despesas. Muito obrigado pelo apoio e entusiasmo!!

No Domingo fomos dormir a Madrid para apanhar o aviao para Buenos Aires segunda feira pelas 6h30 da manha. E aqui estamos. Desculpem a pobreza do texto mas estou de rastos apos uma viagem de 13 horas de aviao. Estamos a dormir na Dakar Motos onde fomos recebidos pela Sandra, mulher do dono o Javier. Basicamente isto e uma oficina de motos que tem uns beliches para acolher viajantes como nos a um preco acessivel. As condicoes nao sao muitas mas sao as suficientes. Entretanto a Tatiana ja capotou mesmo sem jantar...

Acabou de aqui chegar as instalacoes um sueco chamado Ronny, na sua suzuki V-STROM 1000 que termina uma volta pela America Latina de 4 meses. Veio directo de Viedma onde decorreu o meeting da HU (fez mil kms hoje!!!). Foi uma sorte pois estou a ter a oportunidade de ter informacoes frescas sobre alguns pontos de passagem em comum.

Bem vou dormir, estou exausto! Ficam aqui umas fotos das instalacoes da Dakar Motos e do Ronny.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

-- EMANUEL AO VIVO !!! --



É a loucura total!!

-- PROGRAMA SIC FÁTIMA LOPES --

Pois hoje foi um dia muito interessante!! Fruto da entrevista que demos na TSF à duas semanas fomos convidados para participar em directo no programa da SIC o Fátima Lopes. Chegámos ao estúdio em Lisboa por volta das 9h15 da manhã, onde fomos recebidos com muita simpatia e atenção pela Ana Laura, a jornalista que nos contactou inicialmente. Tudo 5 estrelas, não falhou nada! Até pequeno almoço estilo buffet estava servido para convidados e staff. Parabéns à equipe!!




Após a maquilhagem fomos chamados até ao estúdio para gravar a "promo". Esta é uma curta gravação de alguns segundos que serve para dar ao telespectador o resumo do programa que se segue. A entrevista principal aconteceu só na segunda parte do programa, por volta das 11hoo, o que nos deu oportunidade para viver um pouco por dentro o ambiente de estúdio a gravar um directo. A entrevista correu bem foi dito o essêncial sobre a expedição. No final fomos convidados e aconselhados a almoçar na cantina do estúdio, que tem uma cozinheia Cabo Verdiana (penso eu) que é famosa pelas suas receitas. De facto a fama justifica-se pois o Bacalhau à Zé do Pipo estava um luxo! À nossa mesa tivemos o prazer de ter a companhia da simpática Ana Laura e do Toy. Sim o próprio do cantor Toy que gentilmente nos ofereceu estadia na sua casa em Fortaleza no Brasil, quando passarmos por aquelas bandas. Desta ele não se escapa pois fiquei com o e-mail dele para o avisar quando lá estivermos a chegar. Igualmente simpático, com quem estivemos um pouco à conversa mas sem nos fazer nenhum convite para ficarmos em sua casa, é o grande cantor/artista Emanuel autor da mítica canção da música popular portuguesa "Nós pimba".


Website Counter