quarta-feira, novembro 29, 2006

-- COMPREM AMANHÃ A REVISTA MOTOCICLISMO ! --

Sai amanhã na edição de Dezembro da revista Motociclismo a reportagem de apresentação do projecto Moto-Expedição Rota Che Guevara. Além da descrição do projecto em si também a preparação das motas vai estar em destaque. Ao longo do ano de 2007 o leitor da Motociclismo vai poder acompanhar o desenrolar desta aventura, pois a revista vai ter uma coluna mensal com os relatos das nossas experiências e respectivas fotografias. Para além do Blog espero que nos acompanhem também na Revista Motociclismo!!

sábado, novembro 25, 2006

-- 1000 VISITAS NO BLOG --

Obrigados a todos pelo interesse em acompanhar a nossa expedição através deste blog. De certo que em breve os relatos se tornaram mais interessantes à medida que a aventura se vai desenrolando.

Em breve cenas dos próximos capítulos!

É verdade... fomos contactados pela SIC para participar no programa da manhã da Fátima Lopes. Deve acontecer esta próxima semana. Quando tiver pormenores aviso!

-- JÁ SÓ FALTAM 2 SEMANAS !!! --

Pois é! Já só faltam 2 semanas para o início da aventura de 12 meses pela América do Sul que se espera ser memorável. A nossa partida para Buenos Aires está marcada para segunda feira, dia 11 de Dezembro pela manhã. O voo sai de Madrid e vai directo para a capital Argentina, com aterragem agendada pelas 5h da tarde. Enquanto esperamos pela chegada do navio com o nosso contentor e tratamos do processo burocrático de desalfândegar as motas, teremos a oportunidade de explorar esta maravilhosa cidade. Talvez até aprender a dançar o Tango!!
Acredito que será um choque muito agradável realizar interiormente que aterrámos com bilhete só de ida e que temos 1 ano à nossa frente recheado de paisagens para ver, pessoas para conhecer e claro muitos quilometros para percorrer. O alojamento em Buenos Aires já está tratado. Ficaremos a dormir num Hotel/Oficina. A DAKAR MOTOS é um conceito de negócio genial!! É totalmente vocacionado para acolher as necessidades de todos os moto-viajantes, combinando serviço de oficina e alojamento. É a Meca de todos os aventureiros que passam por Buenos Aires. O Natal será passado com a familia da Tatiana em Porto alegre no Sul Brasil. Para mim será uma novidade passar o Natal no calor!!

Entretanto na 5ª feira passada uma empresa de mudanças, que a Annette contratou veio recolher a sua mota à minha garagem para a transportar de volta para Londres. Com toda esta precipitação e hesitação a brincadeira saiu-lhe muito cara...

O Philippe voou ontem de volta para Courchevel voltando no dia 6 de Dezembro. Segundo o mail que ele me mandou ficou de cuecas no aeroporto de Lisboa...parece que o detector de metais estava a implicar com ele e as autoridades retiveram-no para uma vistoria ás cavidades corporais. Ui aguenta!!!

domingo, novembro 19, 2006

-- ENTREVISTA NA TSF AFINAL É AMANHÃ DIA 22 --

A nossa entrevista na TSF (89.5 FM) passa amanhã no espaço 7/10h. Será uma entrevista curta de certa de 3 minutos. No dia da nossa partida de Buenos Aires, no dia 4 de Janeiro 2007 será transmitida a versão completa da mesma.


-- OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS --

Trio Aventureiro!- Tenho visto o vosso report diario aki no blog! - espero ver muitas fotos e comentarios na "rota", pois é de realmente a melhor forma de estar "lá" com todos voçês!!- Está muito bommmm!Um abraço!!
----------------------------------------------------
-P A R A B E N S ! ! ....Uma expedição, uma aventura, um continente! .. para os 3, o maior dos apoios ...e quem me dera poder lá ir vos acompanhar nem que seja por duas semanas, dentro desse ano a rolar nas estradas!! - Aqui na Lusa terrinha fico á espera de mais "news" e muitas fotos!KEEP ON THE GOOD WORK!
Um valente Abraço!!-----------------------------------------------------
Espectacular!!!! Realizar o vosso sonho. desejo aos 3 o maior dos sucessos. Vou estar a acompanhar a vossa viagem que será também uma forma de poder sonhar. Admirável, como ainda existem pessoas que lutam pelo seu sonho. Eu também o faço, e é por isso que vos admiro!
-------------------------------------------------------
A Poderosa ficou muito porreira!!! Bem, queria-vos desejar uma boa viagem (em segurança) e manifestar a admiração pela vossa coragem e atitude perante a vida - o sonho torna-se realidade quando queremos! É verdade, fico a aguardar pela lista de material que vão levar....daqui a um ano será pertinente fazerem uma conclusão acerca do que levaram a mais, do que deveriam ter levado, etc, etc....
Abraço e BOA SORTE!
-----------------------------------------------------------
Ao ver as vossas fotos de preparação da moto, e particularmente a da ficha de 12V para alimentação dos vários gadgets, está isolado da água? Como está virado para cima. Que projecto que aventura que loucura
BOA SORTE E DIVIRTAM-SE
---------------------------------------------------

sexta-feira, novembro 17, 2006

-- QUAL DELES SERÁ O NOSSO ? --


-- MOTAS NO CONTENTOR --

Ontem foi um dia difícil mas produtivo.

Sabendo à partida que tinha a minha agenda de compromissos para o dia em “overbooking” acordei logo em stress máximo a pensar como ia fazer para estar em dois sítios ao mesmo tempo. Estava assim com dois compromissos importantes, agendados por outros, para os quais não podia faltar. O primeiro era estar ás 14h00 nos armazéns da transportadora (ABREU CARGA) em St. Iria para carregar as motas no contentor e o segundo era estar numa reunião com um potencial patrocinador da Expedição ás 14h30 em Lisboa. Logo pela manhã a minha preocupação foi ir até à CAISMOTOR comprar umas cintas para segurar a mota do Philippe no contentor. A meia hora de arrancar para Lisboa sou informado de que a reunião das 14h30 tinha sido adiada para a próxima 2ª feira no Porto. Embora fosse uma reunião muito importante e esperada por nós, fiquei mais aliviado por saber que iria conseguir tratar pessoalmente da colocação das motas no contentor sem pressas nem stresses.

Chego por volta das 13h30 ás instalações da transportadora pronto para tratar do assunto. Não estivesse-mos nós em Portugal, o inspector da alfândega que é responsável por efectuar a vistoria da mota e emitir o despacho alfandegário ainda não tinha aparecido. Depois de duas horas de espera só por volta das 4 da tarde aparece o Sr. Inspector para fazer o trabalho que estava agendado para ser realizado pela manhã. Tudo bem! Vistoria feita e despacho emitido sem grande demora as motas já podiam dar entrada o contentor.

E assim foi, contentor com elas!
Ao começar a estudar a melhor forma de segurar as motas dentro do contentor logo percebi que as cintas que tinha trazido comigo (daquelas que estava acostumado a usar para transportar motas leves de cross em atrelados) não iam garantir a segurança das motas durante as brutalidades do transporte de Lisboa para Buenos Aires. O problema era que as cintas não eram suficientemente fortes para aguentar as motas de pé, com mais de 200 quilos e por não terem esticadores seria impossível dar-lhes a tensão necessária para a mota não baloiçar. Fiquei preocupado...comecei a imaginar abrir o contentor na Argentina e ter a mota feita em bocados. Graças à dedicação e empenho do Sr. Zé, que era a pessoa responsável pelo carregamento deste contentor, as minhas preocupações começaram a desaparecer e a encarar todo aquilo com mais optimismo. Sendo ele também um amante das motas e ex-proprietário de uma XRV ainda deu para trocar umas impressões e contar uma mentiras...Felizmente a solução para o nosso problema parecia estar resolvido. Com uns metros de cabo de nylon grosso, uma cinta daquelas “heavy duty” com esticador, desencantada na secção dos perdidos e achados e uns tacos de madeira o dia estava ganho. Conseguimos desta forma agarrar a minha mota em 4 pontos com tanta tensão que ficou presa ao chão como uma rocha. A XT do Philippe levou semelhante tratamento. Saí de lá eram 7 da tarde.

Desejo uma boa viagem ás “poderosas” e vemo-nos daqui a 25 dias na Argentina!!



O Grande Sr. Zé em acção!!

quarta-feira, novembro 15, 2006

-- OUTRO GANDA MALUCO !! --

VOLTA AO MUNDO DE YAMAHA R1



Muito bom!!

Este video só prova que para dar a volta ao mundo basta ter vontade e coragem. Como...não importa!!

-- LOUCURA DE MOTA --

PUBLICIDADE GRATUITA À BMW HP2

terça-feira, novembro 14, 2006

-- JÁ SÓ FALTAM 29 DIAS --

PONTO DE SITUAÇÃO:

A menos de 1 mês da partida para a Argentina.
Embora a partida oficial da expedição seja apenas no dia 4 de Janeiro de 2007, nós temos de estar em Buenos Aires no dia 11 de Dezembro para garantir que o desembarque das motas e todo o processo burocrático de as desalfândegar acontecem antes do Natal. O Dezembro lá é equivalente ao nosso Agosto, ou seja, ninguém faz nada e o país pára...
Até ao dia da partida as motas vão ficar guardadas com o Javier e a Sandra da DAKAR MOTOS em Buenos Aires. A DAKAR MOTOS fornece serviços de oficina e alojamento a viajantes vindos de todo o mundo. Que conceito genial!!!
O Natal será passado em Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, com toda a família da Tatiana. Para mim será uma novidade passar o Natal fora de Portugal e com temperaturas de Verão. Já estou a imaginar o "Papai Noel" todo à fresca de havaianas e calções de banho a beber um chopinho...que maravilha!!

Entretanto ontem, mesmo em cima da hora tive a confirmação de que a Annette já não queria transportar a sua mota juntamente com as nossas para Buenos Aires. Ao que parece teve uma proposta de trabalho irrecusável em Londres e assim vai adiar por 1 ano o seu projecto de ligar a Argentina ao Alaska de mota.
Assim eu e Philippe fomos deixar as nossas motas nas instalações da companhia que vai fazer o seu transporte para a Argentina para serem inspeccionadas pela alfândega portuguesa. Em princípio se tudo correr como previsto elas serão colocadas dentro do contentor na próxima 5ª Feira para embarcarem no dia 20 de Novembro. Confesso que foi um momento de algum nervosismo deixar a minha querida "poderosa" sozinha naquele armazém enorme.

sexta-feira, novembro 10, 2006

-- MAIS UM A PARTILHAR O CONTENTOR --

Ou eu planeio de mais ou ele de menos!!!

Andamos nós há mais de 1 ano a preparar as motas e organizar esta viagem, tentando não esqueçer nada que mais tarde nos venha a fazer falta. Nas nossas malas levamos quilos de ferramentas, peças suplentes, sacos cama, tenda, fogareiro, mapas, gps, etc... e este "choina" prepara-se para passar 1 ano pela America do Sul com uma XT600 do tempo da guerra ao sôco, com um depósito de 15 litros, o motor a escorrer óleo por todos os lados (tal como podem ver na foto), sem uma peça suplente que seja e a única ferramenta que ele leva é um canivete emprestado pelo "Macgyver"!!! Dito por ele: "Como não percebo nada da mecânica da mota não faz sentido levar peças suplentes...pois também não saberia o que fazer com elas..."
Muito bom, temos homem!! O que deverá pensar ele ao olhar para nós? Com tanta preparação certamente pensa que somos uns atrasados mentais doentes que vamos ficar a dar voltas ao mundo de mota até morrer.

Sem dúvida que a internet promove a comunicação entre as pessoas e torna o mundo mais pequeno. Através do "post" que coloquei no site da HU consegui angariar mais um viajante para dividir o custo do contentor que transportará as motas de Lisboa para Buenos Aires.
A primeira foi uma viajante inglesa, a Annette, que já apresentei anteriormente e agora o Philippe, um Francês de 39 anos que vive em Courchevel. Para fugir do frio e da neve dos Alpes Franceses o seu plano era passar 6 meses sozinho em Marrocos na companhia da sua (muito) velhinha XT 600.
Após a troca de uns mails e de lhe esclarecer algumas dúvidas sobre o transporte das motas para a America do Sul o seu plano mudou radicalmente e o seu destino passou a ser Buenos Aires na Argentina. Na foto em baixo ficou registado o momento da sua chegada a Cascais, vindo de Marrocos por volta das 2 da manhã. A reparar no pormenor das joalheiras para skate...

quinta-feira, novembro 02, 2006

-- INVENTÁRIO DE VIAGEM --

Esta é uma etapa muito importante, senão mesmo fundamental na preparação de uma viagem com estas caracteristicas. Se pensarem que vamos estar 1 ano fora a viajar de moto com espaço muito limitado para transportar carga e bagagem, podem bem perceber porquê. Ao contrário do que estamos habituados, numa viagem de carro podemos levar practicamente tudo o que nos apetece, mesmo não sendo realmente necessário. De moto isso não é possivel nem aconselhável! O que levar então??
O critéro utilizado dá prioridade aos artigos que nos garantem conforto, segurança e fiabilidade mecânica. Tal como mostra a fotografia, penso que a melhor forma de elaborar um inventário de viagem e perceber qual o espaço que ele vai ocupar nas malas é colocar tudo no chão em cima de uma toalha branca, tal como fazem os feirantes na feira da Ladra.
Aqui podem ver expostas uma a uma as peças suplentes e componentes mecânicos a transportar bem como o material camping, mapas, livros, etc...Assim que tivermos o inventário 100% completo publicarei a lista com tudo aquilo que vamos levar.


Website Counter